História

          A capital do Brasil foi construída sobre um vasto território plano, no meio do cerrado. A inexistência de praias e rios próximos ao Plano Piloto, aliado ao clima seco da região, estimulou a criação de espaços de lazer com piscinas para os brasilienses.

          Ao idealizar o projeto da nova capital, o arquiteto urbanista Lúcio Costa pensou na criação de unidades de vizinhança, a cada quatro quadras das asas sul e norte, com o objetivo de formar áreas residenciais autossuficientes, em que houvesse escolas, comércio, áreas institucionais, lazer, cultura, educação e igreja. Apenas o projeto piloto, que atendia às Super Quadras 107, 108, 307 e 308 Sul, tornou-se realidade. Nesse contexto, foi criado o Clube Social de Unidade Vizinhança nº 1.  

        O projeto inicial do clube previa que o espaço tivesse uma biblioteca, piscina para adultos e para crianças, além de campo de futebol e quadras esportivas. A proposta do urbanista era prover um ambiente de lazer comum para usufruto da população.

          O Clube Unidade de Vizinhança nº 1 foi inaugurado em 11 de abril de 1961, 10 dias antes de Brasília completar um ano de vida, com 207 sócios. Trata-se de uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza social, desportiva e recreativa, regida por estatuto. Este tem por finalidade criar meios para elevação da cultura dos associados e seus dependentes, a prática e desenvolvimento do atletismo e desportos em geral, a promoção de entretenimento, o aprimoramento do meio social, o fortalecimento do espírito de solidariedade e a fraternidade, visando ao bem-estar comum e à manutenção de um convívio alegre e sadio.

          Logo nos primeiros anos, tornou-se ponto de referência no Plano Piloto, não só pelos bailes, mas principalmente pelo esporte. Passaram pelas quadras do Vizinhança atletas do porte de Oscar Schmidt, Pipoca, Arthur, Amoroso, Altamiro Cruz - Didi (campeão brasileirão 15 vezes e panamericano 14 vezes) e Karla, entre outros, o que tornou o Clube um grande celeiro de campeões.

          Com o passar dos anos, houve a necessidade de abrir o Clube para outros associados, pois apenas os das quatro quadras não eram suficientes para manter o Vizinhança em funcionamento. Em 1999, houve a primeira eleição direta para todos os cargos de dirigentes do Clube:  Diretoria-Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. No dia 19 de abril de 2009, por meio do Decreto nº 30.303/2009, o Clube Unidade de Vizinhança nº 1 passou a fazer parte do Patrimônio Cultural e Imaterial de Brasília.

          Atualmente o Vizinhança conta com áreas desportivas e recreativas e dispõe de piscinas, sauna, restaurante, churrasqueiras, salão de jogos, salões de festas, área de alimentação, sala de estética, academia de ginástica, parque infantil, escolinhas desportivas e de artes marciais.

Endereço:  EQS 108/109 Bloco A - Brasília - DF - Cep:70.347-400

Telefone: (61) 3443-0433

© 2017 por Valente  Comunicação e Assessoria

 

Jornalistas Responsáveis: Nathália Valente e Cláudia Valente

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon