Clube Vizinhança participa da Semana Mundial do Brincar (SMB)

Chegou a hora de sensibilizar e mobilizar famílias, educadores e adultos de todas as idades para um período especial com as crianças. Neste ano, a Semana Mundial do Brincar (SMB) aconteceu entre os dias 21 e 28 de maio e o tema escolhido para inspirar a programação foi “O Brincar que Encanta o Tempo”: um convite ao brincar que encanta o ritmo vital da infância e acompanha a sequência da vida com imaginação, fantasia e experiências físicas e anímicas.

Se em 2016, a SMB tratou do espaço, do lugar, com o tema “O Brincar que Encanta o Lugar”, agora avançamos para o tempo, para que acumulemos conhecimento e reflexões essenciais nesse contínuo tempo-espaço, que pode e deve ser encantado na infância. A SMB propõe, por trás de toda a programação, que fiquem atentos às pressões que muitas vezes recaem sobre a criança – a correria do dia a dia, o que é imposto – e que acaba atropelando o desenvolvimento individual e único delas.

O tempo de brincar é o tempo da convivência, da descoberta, do sentir e se encantar pelo mundo, juntos, na convivência diária e movimentada da vida. E o ritmo torna o tempo saudável. Brincadeiras do dia e da noite, brincadeiras que acendem e agitam o corpo, brincadeiras que acalmam, brincadeiras para imaginar, para sonhar, para pular, para viver, para colocar o ritmo desses pequenos conectado aos ritmos da natureza.

A SMB ocorre em espaços públicos e privados, escolas, museus, ruas, praças, parques e outros. Onde existe espaço para crianças, adultos e brincadeiras é um possível lugar para a SMB. E reforçamos: a proposta é para todos e qualquer um pode participar promovendo ações ou prestigiando eventos em sua cidade.

Esta semana é muito importante para a Aliança pela Infância, pois é uma mobilização que reúne diferentes atores, como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros. Juntos, realizamos um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na sociedade. O foco é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo para as crianças brincarem.

Endereço:  EQS 108/109 Bloco A - Brasília - DF - Cep:70.347-400