A história do Clube e de Brasília se confundem. Uma vez Brasília planejada, o Clube Vizinhança também estava. O surgimento, o crescimento da cidade, sua construção e o aparecimento, conforme projeto inicial, do Clube Vizinhança da EQS 108/109 sul. Veja um pouquinho dessa história maravilhosa que é Brasília e o Vizinhança.

1823
José Bonifácio apresenta projeto para mudança da capital e sugere o nome "Brasília" para a nova cidade.

1883
Dom Bosco tem seu famoso sonho.

1892
Nomeação da Comissão Exploradora do Planalto Central, a Missão Cruls, que dois anos depois demarca uma área de 14.400 km² considerada adequada para a futura capital. Esta área ficou conhecida como o "Quadrilátero Cruls".

7/9/1922
Colocada à pedra fundamental "da futura Capital Federal dos Estados Unidos do Brasil", perto da cidade de Planaltina, no perímetro do atual Distrito Federal.

4/4/1955
Em um comício na pequena cidade de Jataí - GO, o candidato à presidência da república Juscelino Kubitschek, respondendo à pergunta de um eleitor, faz a promessa de que, se eleito, irá transferir a capital para o Planalto Central.

15/4/1955
A Comissão de Localização da Nova Capital Federal (que havia sido criada em 1953) escolhe o local definitivo onde será construída Brasília - o "Sítio Castanho".

Em 1959, o então presidente Juscelino Kubitschek determinou ao Presidente da Nova Capital, que cumprisse a risca o projeto do urbanista Lúcio Costa, que idealizou a construção do Clube Social da Unidade de Vizinhança nº 1 – CSUV nº 1. O projeto original de Brasília previa um conjunto residencial de quatro quadras, composto para atender as necessidades básicas dos moradores para uma boa qualidade de vida em comunidade. Desse ideal, o único concluído, foi as Super Quadras 107/108 e 307/308 Sul, compostas de: escola classe, escola parque, igreja, posto de saúde, cinema, teatro, área de comércio, jardim de infância e um Clube Social da Unidade de Vizinhança nº 1. Em 11 de abril de 1961, 207 (duzentos e sete) sócios, fundaram o Clube Vizinhança, que a princípio era restrito apenas aos moradores dessas quadras.

EQS 108/109 - Brasília - DF

vizi@terra.com.br

Colabore com o Clube.
Envie sua sugestão.
EM BREVE!!

Ajude a melhorar o Clube.
Deixe sua crítica.
EM BREVE!!

Fique por dentro das normas do Clube. Regimento do Vizi.

Conheça seus direitos e deveres. Estatuto do Vizi.

Agilize seu pedido. Acesse os formulários do Clube.

BLOGS do VIZI

ACOMPANHE

PRINCIPAL O CLUBE DIRETORIA ESTRUTURA ESPORTES CAMPEONATOS EVENTOS

principal história do clube diretoria churrasqueiras basquete campeonatos eventos